segurança wordpress

Compartilhe este post

A segurança wordpress depende de uma estrutura atualizada é tão importante como manter seu computador atualizado. É extremamente importante permanecer atualizado com patches e versões, pois assim você garante desempenho e segurança para o seu blog ou site. Nesta publicação, veremos em que consiste a atualização do WordPress, como ela pode e deve ser feita e o que você deve fazer para evitar problemas ao atualizar.

Segurança WordPress: Por que você deve atualizar seu WordPress

Atualizar Segurança WordPress é extremamente importante para o bom desempenho de seu site ou blog. Essa atualização deverá ser feita periodicamente para que seu WordPress possa desfrutar das inovações e avanços. Os criadores do WordPress desenvolvem patches, correções e novas versões para seu CMS a cada ano; esses patches e correções são fundamentais para garantir que seu site ou blog esteja sempre seguro a partir de vulnerabilidades externas e internas.

 

segurança wordpress

Por que a atualização é importante para Segurança WordPress

Quando um site ou blog não está atualizado, ele pode se tornar alvo fácil para hackers e invasores. Essas pessoas podem usar seu site para enviar spam, propagar malware e roubar informações pessoais. Portanto, é muito importante garantir que seu WordPress esteja sempre atualizado para impedir que esses problemas aconteçam. Além disso, novas versões do WordPress trazem muitas novidades e melhorias de desempenho que irão proporcionar uma experiência melhor para seus usuários.

 

Como fazer a atualização manualmente

Atualizar seu WordPress manualmente é muito simples: você só precisa acessar o painel de administração e clicar em Verificar Atualizações. Então, você deverá baixar e instalar as novas versões. Na grande maioria dos casos, esse processo é indolor e você não precisa se preocupar com problemas. No entanto, ao atualizar manualmente, deve-se ter muito cuidado para garantir que nenhuma personalização se perca.

 

Plugin de atualização automática: Uma opção melhor?

Usar um plugin de gerenciamento de atualização automática do WordPress é outra opção que você tem para elaborar a atualização ou o upgrade de versão. Isso é muitas vezes mais conveniente do que fazer atualizações manualmente. No entanto, dependendo do plugin, ele pode dificultar o processo, requerendo a necessidade de habilidades técnicas especiais.

 

Como atualizar seu WordPress usando um plugin

Fazer a atualização do WordPress com um plugin requer alguns passos. Primeiro, você precisa encontrar um plugin que seja confiável e compatível com a versão do WordPress. Em seguida, você deve instalá-lo e ativá-lo. Depois de ativar o plugin, ele irá procurar por atualizações do WordPress. Quando uma atualização for encontrada, o plugin mostrará as opções de atualização. Você deverá escolher a opção que melhor se aplique ao seu site.

 

O que fazer se a atualização automática falhar?

Se a atualização automática do WordPress falhar, você deve verificar se o seu plugin de atualização é compatível com a versão mais recente do WordPress. Se ainda assim ele não funcionar, será necessário atualizar manualmente. Além disso, também há casos em que os servidores compartilhados não permitem que as atualizações sejam feitas automaticamente, sendo a atualização manual a única opção viável.

 

Como atualizar manualmente seu WordPress

Atualizar manualmente seu WordPress é semelhante ao processo de atualização automática. Você ainda precisa baixar a versão mais recente do WordPress, desinstalar a versão antiga e instalar a versão mais recente. No entanto, o processo é mais complicado e requer mais habilidades técnicas. Além disso, você deverá fazer backups antes de iniciar o processo de atualização.

 

wordpress

 

Usando FTP para atualizar Segurança WordPress

Se um plugin de atualização automaticamente não funcionar, você ainda pode atualizar seu WordPress usando um File Transfer Protocol (FTP). Esta é uma opção mais segura pois, com isso, você pode fazer back-ups antes de executar o processo de atualização. Com o FTP, você só precisa se conectar ao seu servidor usando seu usuário e senha, fazer o download dos arquivos e sobrescrever os arquivos do seu FTP com os do WordPress.

 

Dicas para garantir a segurança ao fazer atualizações

  • Faça backups de tudo antes de começar a atualizar.
  • Verifique se as versões do plugin e do WordPress são compatíveis.
  • Mantenha as maiores restrições de segurança possíveis no seu site.
  • Usar um plugin de atualização automáticas é sempre melhor do que o processo de atualização manual.
  • Evite usar servidores compartilhados quando está fazendo atualizações.
  • Use o FTP para baixar e subir arquivos de forma segura.

 

Como lidar com problemas depois de uma atualização

Às vezes, mesmo usando ferramentas modernas para fazer a atualização, ela poderia falhar e prejudicar a Segurança WordPress. Se isso acontecer, assegure-se de que todas as alterações que você fez no seu código não foram perdidas. Se for necessário, reverter a atualização para uma versão mais antiga. Nesse caso, é bastante útil contar com backups, pois eles permitirão que você faça o reverse facilmente.

 

Erros comuns ao atualizar o WordPress

Alguns dos erros comuns ao atualizar o WordPress incluem:

  • Erro: Ocorreu um erro ao fazer o upload do arquivo.
  • Erro de conexão: Não foi possível conectar-se ao servidor de destino.
  • Erro de banco de dados: Ocorreu um erro ao estabelecer a conexão com o banco de dados.
  • Pasta inválida: A pasta na qual você tentou instalar o WordPress é inválida.
  • Não foi possível criar a pasta de dados: Não foi possível criar uma pasta de dados para armazenar os arquivos do WordPress.

 

Atualizar o WordPress é tão necessário quanto garantir a segurança da sua conexão à internet. É extremamente importante para o desempenho de seu site ou blog, e garante que seus usuários possam desfrutar da melhor experiência possível. Além disso, manter seu WordPress atualizado previne que se torne alvo de ataque de hackers e protege as informações pessoais contidas nele. Portanto, não negligencie esta rotina de segurança. Para atualizar o WordPress, você deve realizar o processo manualmente ou usar um plugin de atualização automática.

Lembre-se de verificar se a versão do plugin é compatível com a versão mais recente do WordPress, e faça back-ups antes de iniciar o processo para evitar qualquer arrependimento depois. Agora que vocês sabem como atualizar o WordPress facilmente, não há desculpas para não fazê-lo. Atualizar seu WordPress agora e mantê-lo a salvo.

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail.

Desidério
Desenvolvedor web & Empreendedor
Desde 2007 desenvolvendo soluções para empresas com foco no posicionamento de marcas através do desenvolvimento de sites, landing page e sistemas web. Com mais de 3.000 projetos entregues no Brasil e no exterior , nos mais diversos nichos.