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As landing page são o próximo passo natural em sua campanha de marketing digital, levando os visitantes a uma página da Web com mais informações sobre suas ofertas, com o objetivo expresso de levá-los a fazer uma compra, assinar seus e-mails ou realizar outra ação.

As landing page são mais bem-sucedidas quando têm um público-alvo e uma chamada à ação claramente definidos.

Neste artigo, você aprenderá o objetivo de uma landing page e as práticas recomendadas para atrair visitantes e os transforma-los em clientes.

No mundo do marketing digital, poucas coisas são mais cobiçadas do que uma conversão: alguém clica no seu anúncio e se interessa o suficiente pelo seu produto ou serviço para saber mais, se inscrever em sua newsletter ou até mesmo fazer uma compra. Essas campanhas são ancoradas em landing page, projetadas para motivar seu público-alvo a agir. Se você deseja otimizar sua landing page para gerar conversões, este guia inclui dicas importantes que você precisa saber.

O que é uma landing page?

Uma landing page é uma página do seu site projetada para uma campanha de marketing digital. Essas páginas incluem informações específicas, muitas vezes adaptadas a um público especializado, que refletem a mensagem e os objetivos da campanha de marketing.

Por que você precisa de uma página de destino

Embora alguns possam definir landing page como qualquer página em seu site onde um visitante termina, essa não é tecnicamente a definição. As landing page são lançadas especificamente para o propósito de uma campanha de marketing digital.

 

landing page

 

Uma landing page é importante para campanhas de marketing digital porque você pode usar o espaço para atingir públicos com diferentes necessidades. Por exemplo, um programa de software pode ter muitos recursos que são vantajosos para determinados setores, como estudantes, designers gráficos e profissionais de home office. Por meio de landing page, essa empresa pode personalizar mensagens para falar sobre os benefícios para os alunos, lançar uma página apenas sobre design gráfico e ter outra página apenas para falar sobre as ferramentas para pequenas empresas que o software oferece.

As landing page também são propositais em seu objetivo final: fazer com que os visitantes se envolvam com sua empresa.

Isso pode assumir várias formas:

  • Inscrevendo-se em um evento
  • Ligando para o seu local de trabalho
  • Fazendo uma compra
  • Agendamento de consulta
  • Baixar um e-book
  • Envolva-se com um chatbot em seu site
  • Preenchendo um formulário
  • Inscrever-se no boletim informativo por e-mail da sua empresa

Conclusão importante: uma landing page não é apenas uma página da Web – é o acompanhamento de sua campanha de marketing digital cuidadosamente coordenada. Os objetivos de uma página de destino são numerosos e podem mudar com sua campanha de marketing.

Qual é a diferença entre uma página de destino e uma página da web?

Embora você possa ter ouvido uma página no site da sua empresa ser chamada de “landing page”, isso nem sempre é preciso. Uma página da Web pode ser sobre qualquer coisa e incluir qualquer tipo de cópia e informações do site. Sua página inicial, página de contato e página de política de privacidade são todas páginas da web. Eles contêm informações vitais para o seu negócio, mas não têm o objetivo explícito de converter usuários.

Uma landing page é criada com o objetivo expresso de levar os visitantes a agir como resultado de uma campanha de marketing digital. Com uma landing page, você pode ajustar sua mensagem e segmentar seu conteúdo para qualquer grupo demográfico ou público, permitindo segmentar facilmente os usuários e alcançar mais pessoas que podem ter interesses diferentes que os levam a considerar seus produtos ou serviços. Alguns profissionais de marketing podem usar uma página da Web existente como landing page, mas nem sempre essa é a melhor opção para sua empresa.

O que deve ser incluído em uma landing page?

As informações que você deve incluir em uma landing page dependem de seus objetivos, mas alguns pontos principais devem estar presentes.

  • Título: Use o espaço no topo da página – chamado “acima da dobra” no jargão do marketing – para chamar a atenção do visitante.
  • Resumo avançado dos objetivos da campanha: Use o espaço logo abaixo do título para explicar brevemente seus pontos de discussão ou o que você está oferecendo.
  • Prova social: se você tiver depoimentos de clientes satisfeitos, comentários positivos nas mídias sociais ou blogueiros felizes que elogiam você, use esses itens para mostrar aos visitantes que eles podem se juntar a uma longa lista de clientes satisfeitos quando trabalham com sua empresa.
  • Logotipos de confiança: o objetivo de um logotipo de confiança é demonstrar autoridade ou segurança. Os logotipos de confiança podem incluir os logotipos de empresas que trabalham com você, distintivos de prêmios que você recebeu de outras organizações ou associações comerciais das quais sua empresa é membro regular.
  • Chamadas à ação: também conhecidas como “CTAs”, geralmente são botões ou formulários curtos que atraem o visitante a prosseguir. Se você já viu um botão “fale conosco” ou “faça o download agora” ao ler o conteúdo de um site ou página inicial, você viu uma frase de chamariz.

Essas podem ser as partes principais de uma página de destino, mas exatamente sobre o que você deve escrever nessas seções? Para decidir o que incluir em sua página de destino, pergunte-se o seguinte:

Quem eu estou alvejando?

Seus produtos e serviços podem ser importantes para separar públicos por diferentes motivos. Adapte sua landing page para cada público-alvo.

O que meu público-alvo precisa saber?

Ao escrever seu resumo e marcadores para a página de destino, certifique-se de que eles transmitam as informações mais importantes. Cubra o quê, por que e como neste espaço.

Que ação eu quero que os visitantes tomem?

Se você deseja que os visitantes comprem seu produto ou liguem para sua linha direta, as informações que você inclui devem ser moldadas em torno dessa ação-chave.

Conclusão importante:

As informações em sua página de destino devem ajudar a persuadir o visitante a realizar a ação desejada na página.

Como você cria uma landing page ?

Se você trabalha com um desenvolvedor da Web ou tem as habilidades para criá-lo sozinho, pode criar uma nova página em seu site existente como uma landing page. Embora esta página não tenha um link na barra de navegação do seu site ou no rodapé, ela ainda ajudará a capturar leads de sua campanha de marketing digital. Apenas certifique-se de configurar corretamente as ferramentas de rastreamento de visitantes para poder monitorar o desempenho da página.

Se você está procurando uma alternativa DIY ou mais acessível, um construtor de página de destino pode ser a opção certa para você. Um construtor de landing page se propõe a criar páginas intuitivas que facilitam a ação de seus clientes. Observe que uma landing page não substitui um site inteiro, mas você pode usá-la em conjunto com seu site ou mesmo se sua empresa ainda não tiver um site.

Como você faz uma página de destino que converte?

Para garantir que sua landing page motive seu público a seguir seus CTAs, incorpore as seguintes dicas:

Mantenha simples

As landing page devem ir direto ao ponto central da ação que você deseja que seu visitante realize. Se você deseja fazer vendas, inclua conteúdo que explique diretamente por que o visitante deve comprar seu produto. Se você deseja que o visitante preencha um formulário de contato, reduza-o ao básico para que ele preencha de maneira rápida e fácil as informações que você mais precisa.

Inclua chamadas para ação

Seja claro sobre a ação que deseja que o visitante realize, seja para fazer uma compra ou se inscrever em um webinar. O que é mais importante, porém, é que é fácil para seus visitantes realizarem essa ação.

Priorize a experiência do usuário (UX)

A última coisa que você quer é frustrar os visitantes que não conseguem encontrar o que procuram. Certifique-se de que seu conteúdo seja direto ao ponto e fácil de seguir. Isso está relacionado à chamada à ação: um design organizado e limpo garante que o CTA seja fácil de encontrar e estimule os visitantes a realizar a ação que você deseja.

Teste, teste, teste

Crie mais de uma variação de sua página de destino e compare os resultados para ver qual versão tem melhor desempenho. Daqui para frente, fique com a página de destino que obtém o melhor feedback ou gera a maior taxa de conversão. Isso é conhecido como teste A/B.

Estude as análises

A coleta de dados anônimos de visitantes por meio de ferramentas como o Google Analytics pode ajudá-lo a fazer melhorias para atrair, capturar e converter mais visitantes. Por exemplo, se você descobrir que apenas uma pequena porcentagem de visitantes está se inscrevendo em um webinar anunciado em sua página de destino, convém alterar o design da página de destino para colocar o botão de inscrição na frente e no centro.

Conclusão importante: uma página de destino deve ser convincente, mas ir direto ao ponto. Inclua frases de chamariz para tornar mais fácil para o visitante fazer o que você deseja que ele faça e empregue as práticas recomendadas de UX para tornar a página fácil de ler e navegar. Para garantir que sua página de destino esteja fazendo o que precisa, teste-a em relação a outras variações e revise suas análises para monitorar seu desempenho contínuo.

Antes de enviar sua próxima campanha de marketing digital, repense o que seus visitantes farão depois de clicar. Eles estão indo apenas para um formulário de contato ou para uma página da Web especial que parece ser personalizada apenas para eles? O último irá muito além do que qualquer página genérica poderia, e é aí que as landing page fazem sua mágica.

Ao montar sua landing page, pense na jornada do cliente: o que ele precisa saber e o que precisa para convencê-lo a agir. O resultado de uma landing page cuidadosamente projetada é o aumento das conversões – e uma campanha de publicidade digital bem-sucedida.

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Desidério
Desenvolvedor web & Empreendedor
Desde 2007 desenvolvendo soluções para empresas com foco no posicionamento de marcas através do desenvolvimento de sites, landing page e sistemas web. Com mais de 3.000 projetos entregues no Brasil e no exterior , nos mais diversos nichos.